Enfim, onde quero chegar com esse papo de 3 anos atrás para explicar sobre o que está acontecendo nos dias de hoje ?
Bom, no fim de 2019, a FUPES (Fundação Pró Esportes de Santos) me homenageou com uma placa muito especial, em um evento anual chamado ATLETAS DO ANO, foi uma surpresa muito bacana, e fiquei emocionado pelo reconhecimento de toda uma linda história que tive aqui defendendo a cidade.
Ai, durante o evento, uma pessoa muito importante na cidade, o então Presidente da Câmara RUI DE ROSIS, que eu já conhecia por todo o apoio que dá ao esporte, e por ser de uma família que de alguma maneira fez parte da minha infância no BNH (história para outro dia) virou pra mim e disse algo que mudou minha vida, ele disse:
SYLVIÃO, não se afaste do basquete !!!
Aquilo ficou na minha cabeça ... Martelando ... Porque realmente, o basquete é minha grande paixão, mas e aí ? Fazer o que ? Dar aula ? Não sou formado ... Trabalhar no time de Santos ??? Em que função ?? Enfim ... Passou um tempo, comecei a jogar 3X3 e vi na modalidade um potencial enorme de crescimento, e foi ai que veio a ideia de escrever um projeto de ESCOLINHA DE BASQUETE 3X3 ... Eu tinha tido em 2019 uma conversa muito legal com um amigo, o MARCOS HUBNER, nos EUA, sobre como se devolve pouco para as comunidades no Brasil, tipo, jogadores de basquete se aposentam, e se juntam a entidades milionárias pra que ? Ganhar mais dinheiro, e assim, não julgo, tudo bem ... Mas eu, SYLVIO, queria devolver para a minha cidade um pouco do que o basquete me proporcionou, não é apenas sobre dinheiro, não ganhei muito nos meus 20 anos jogando, é muito maior ... Minha família, amigos, aprendizados, lugares que conheci ... Enfim, muitas coisas que o basquete me deu.
Sem querer ai, eu descobri o meu propósito na vida, sabe ? Viver ganhou um sentido novo, e tudo isso graças a uma frase de incentivo despretensiosa que ouvi anos atrás.
Enfim, vou resumir muito agora, escrevi o projeto, com a ajuda de dois clientes de tattoo, que viram em mim muita paixão pelo esporte e sabendo do meu projeto estenderam as mãos para ajudar, um deles eu já conhecia dos anos de colégio, Thiago Hermenegildo, que hoje faz um trabalho fantástico com a ginastica aqui em Santos, e a outra, Márcia Sefione, que foi fundamental no desenvolvimento do projeto, mas infelizmente não viveu para ver o projeto acontecendo, ela nos deixou pouco tempo antes de começar por conta de complicações da COVID, mas sei que ela tá orgulhosa onde estiver, e jamais esquecerei de toda força e alegria dela em me ajudar. Depois de escrever, faltava o lugar para executar, e ai o mundo não deu voltas, capotou ...
Meu grande amigo de quadra e vida CAUE RICO sugeriu levar o projeto para o INSTITUTO DE ROSIS, pasmem, o mesmo DE ROSIS que falou a frase que mudou minha vida anos atrás ... E eu achei bacana, já que o Instituto é do lado de casa, eu passava por ali todos os dias, olhava pra quadra e dizia: FALTAM TABELAS DE BASQUETE NESSE LUGAR !!!
Enfim, ele (Caue) fez a "ponte" e muito rápido já tinha tabelas no lugar, e ai veio mais uma surpresa, conheci outro apaixonado por basquete, acreditem, tô falando do filho do DE ROSIS, o RUI JUNIOR, e de imediato ficamos amigos, uma loucura, parecia alinhamento de estrelas, as coisas começaram a dar certo, e pouco tempo depois nós começamos as atividades, mesmo sem o projeto estar aprovado, SEM VERBA, acreditei que ia dar certo, e eu mesmo comecei a dar aula para 3 turmas, e foi assim por 7 meses, na base do amor, e acreditando ... Além das aulas, criamos um bate bola de sábado para movimentar não só nossos alunos como também outros apaixonados pelo basquete 3X3 ... O negócio foi crescendo, ficando legal, fizemos festivais, tivemos etapas da ASSOCIAÇÃO NACIONAL de BASQUETE 3X3 ... Nascia, A CASA DO BASQUETE 3X3.
Bom, no final do ano recebi a notícia de que o projeto agora tinha um parceiro oficial, e em fevereiro de 2022 eu pude assumir a função de coordenador, e consegui trazer para dar aula o cara que eu havia pensado desde o dia que escrevi o projeto, o RENATO FRIAS, junto com ele, conto também desde o ano passado, com a ajuda do LUCAS TAVARES, estudante de Educação Física e jogador da equipe de basquete de Santos, que se ofereceu pra ajudar, e me salvou muito desde o ano passado ...
Finalizando, sou muito grato por estar onde estou, e pelos amigos que fiz, e por ter aprendido de uma vez por todas qual é o meu propósito nessa vida.
PASSAR ADIANTE O MEU AMOR PELO BASQUETE PARA NOVAS GERAÇÕES.
Primeira aula da turma da noite, 8/9 ainda estão até hoje.A quadra se preparando para receber as marcações de basquete.Turminha nova da manhã, agora temos duas turmas de iniciação (8-12 anos)
Molecada participando do FOX CAMP de Basquete 3X3
Mais uma foto da primeira turminha da manhã.Tabelas e aros novos.
ANB invadiu a CASA DO BASQUETE 3X3
Turma da noite lotando, ajuda do Luquinhas caiu do céu.
FESTIVAL DE ROSIS de BASQUETE 3x3, ao lado do MC BORRACHA (Referência nacional) e do meu amigo RUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário