quinta-feira, 17 de março de 2022

O DIA QUE TUDO MUDOU !!!

 2019 (Foto acima) foi o ano que eu, mais uma vez, me despedi das quadras, eu já não treinava mais como eu fazia até minha primeira despedida (2014) eu apenas ia para os jogos, uma espécie de "mentor" para uma jovem equipe praticamente toda formada aqui em SANTOS.

Enfim, onde quero chegar com esse papo de 3 anos atrás para explicar sobre o que está acontecendo nos dias de hoje ?

Bom, no fim de 2019, a FUPES (Fundação Pró Esportes de Santos) me homenageou com uma placa muito especial, em um evento anual chamado ATLETAS DO ANO, foi uma surpresa muito bacana, e fiquei emocionado pelo reconhecimento de toda uma linda história que tive aqui defendendo a cidade.

Ai, durante o evento, uma pessoa muito importante na cidade, o então Presidente da Câmara RUI DE ROSIS, que eu já conhecia por todo o apoio que dá ao esporte, e por ser de uma família que de alguma maneira fez parte da minha infância no BNH (história para outro dia) virou pra mim e disse algo que mudou minha vida, ele disse:

SYLVIÃO, não se afaste do basquete !!!

Aquilo ficou na minha cabeça ... Martelando ... Porque realmente, o basquete é minha grande paixão, mas e aí ? Fazer o que ? Dar aula ? Não sou formado ... Trabalhar no time de Santos ??? Em que função ?? Enfim ... Passou um tempo, comecei a jogar 3X3 e vi na modalidade um potencial enorme de crescimento, e foi ai que veio a ideia de escrever um projeto de ESCOLINHA DE BASQUETE 3X3 ... Eu tinha tido em 2019 uma conversa muito legal com um amigo, o MARCOS HUBNER, nos EUA, sobre como se devolve pouco para as comunidades no Brasil, tipo, jogadores de basquete se aposentam, e se juntam a entidades milionárias pra que ? Ganhar mais dinheiro, e assim, não julgo, tudo bem ... Mas eu, SYLVIO, queria devolver para a minha cidade um pouco do que o basquete me proporcionou, não é apenas sobre dinheiro, não ganhei muito nos meus 20 anos jogando, é muito maior ... Minha família, amigos, aprendizados, lugares que conheci ... Enfim, muitas coisas que o basquete me deu.

Sem querer ai, eu descobri o meu propósito na vida, sabe ? Viver ganhou um sentido novo, e tudo isso graças a uma frase de incentivo despretensiosa que ouvi anos atrás.

Enfim, vou resumir muito agora, escrevi o projeto, com a ajuda de dois clientes de tattoo, que viram em mim muita paixão pelo esporte e sabendo do meu projeto estenderam as mãos para ajudar, um deles eu já conhecia dos anos de colégio, Thiago Hermenegildo, que hoje faz um trabalho fantástico com a ginastica aqui em Santos, e a outra, Márcia Sefione, que foi fundamental no desenvolvimento do projeto, mas infelizmente não viveu para ver o projeto acontecendo, ela nos deixou pouco tempo antes de começar por conta de complicações da COVID, mas sei que ela tá orgulhosa onde estiver, e jamais esquecerei de toda força e alegria dela em me ajudar. Depois de escrever, faltava o lugar para executar, e ai o mundo não deu voltas, capotou ... 

Meu grande amigo de quadra e vida CAUE RICO sugeriu levar o projeto para o INSTITUTO DE ROSIS, pasmem, o mesmo DE ROSIS que falou a frase que mudou minha vida anos atrás ... E eu achei bacana, já que o Instituto é do lado de casa, eu passava por ali todos os dias, olhava pra quadra e dizia: FALTAM TABELAS DE BASQUETE NESSE LUGAR !!!

Enfim, ele (Caue) fez a "ponte" e muito rápido já tinha tabelas no lugar, e ai veio mais uma surpresa, conheci outro apaixonado por basquete, acreditem, tô falando do filho do DE ROSIS, o RUI JUNIOR, e de imediato ficamos amigos, uma loucura, parecia alinhamento de estrelas, as coisas começaram a dar certo, e pouco tempo depois nós começamos as atividades, mesmo sem o projeto estar aprovado, SEM VERBA, acreditei que ia dar certo, e eu mesmo comecei a dar aula para 3 turmas, e foi assim por 7 meses, na base do amor, e acreditando ... Além das aulas, criamos um bate bola de sábado para movimentar não só nossos alunos como também outros apaixonados pelo basquete 3X3 ... O negócio foi crescendo, ficando legal, fizemos festivais, tivemos etapas da ASSOCIAÇÃO NACIONAL de BASQUETE 3X3 ... Nascia, A CASA DO BASQUETE 3X3.

Bom, no final do ano recebi a notícia de que o projeto agora tinha um parceiro oficial, e em fevereiro de 2022 eu pude assumir a função de coordenador, e consegui trazer para dar aula o cara que eu havia pensado desde o dia que escrevi o projeto, o RENATO FRIAS, junto com ele, conto também desde o ano passado, com a ajuda do LUCAS TAVARES, estudante de Educação Física e jogador da equipe de basquete de Santos, que se ofereceu pra ajudar, e me salvou muito desde o ano passado ... 

Finalizando, sou muito grato por estar onde estou, e pelos amigos que fiz, e por ter aprendido de uma vez por todas qual é o meu propósito nessa vida.

PASSAR ADIANTE O MEU AMOR PELO BASQUETE PARA NOVAS GERAÇÕES.

Primeira aula da turma da noite, 8/9 ainda estão até hoje.
A quadra se preparando para receber as marcações de basquete.

Turminha nova da manhã, agora temos duas turmas de iniciação (8-12 anos)
Molecada participando do FOX CAMP de Basquete 3X3
Mais uma foto da primeira turminha da manhã.
Tabelas e aros novos.
ANB invadiu a CASA DO BASQUETE 3X3
Turma da noite lotando, ajuda do Luquinhas caiu do céu.
FESTIVAL DE ROSIS de BASQUETE 3x3, ao lado do MC BORRACHA (Referência nacional) e do meu amigo RUI.

É isso, estamos apenas começando.
GRATIDÃO SEMPRE !!!




Nenhum comentário: